O movimento de passageiros em 2015 no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, reflete o bom momento em que vive o turismo na Paraíba. Dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) apontam que nos quatro primeiros meses deste ano houve um aumento de 18,31% em relação ao mesmo período do ano passado.
Se mantiver a média, o aeroporto deverá registrar 1,6 milhão de passageiros embarcando e desembarcando até o final deste ano. Em 2014, foram 1.327.284 passageiros. Em abril, o número de passageiros embarcados registrou uma alta de 25,57%, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram apontados 61.922 embarques em 2015 contra 49.312 em 2014. Já em relação ao número de desembarques, a Infraero registrou um crescimento de 22,49%, comparados os mesmos períodos. Foram 60.026 desembarques em abril de 2015 contra 49.006 registrados em abril do ano passado.
O Castro Pinto registrou um movimento de 512.019 passageiros nos quatro primeiros meses do ano, enquanto que no mesmo período de 2014 havia sido registrada a passagem de 432.752 pessoas nos portões de embarques e desembarques. Os dados foram fornecidos pelas companhias aéreas que operam no aeroporto – TAM, Gol, Avianca e Azul – à Infraero.
Repercussão – Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, os dados divulgados pela Infraero representam o sucesso das ações que o Governo vem realizando ao longo dos últimos anos. “Nada acontece por acaso”, diz a executiva. Segundo a dirigente, a PBTur tem intensificado as ações junto aos agentes e operadores de Turismo do Brasil, promovendo uma série de capacitação do Destino Paraíba e, somente neste ano de 2015, mais de dois mil profissionais já foram treinados para vender os roteiros paraibanos.
Para o gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, o bom momento do turismo paraibano vem na esteira do número de eventos que estão sendo realizados na capital paraibana. Dados divulgados pela Associação Nacional de Congressos e Convenções (ICCA) apontam que a cidade está em nona colocação no ranking nacional em realização de eventos internacionais no ano passado. “Há um movimento intenso em todos os setores produtivos do turismo paraibano, sem sombra de dúvidas, graças a uma série de ações que o trade tem desenvolvido nos últimos anos”, atesta o executivo.