O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, acompanhado por alguns deputados e diretores de departamentos, participa nos dias 10, 11 e 12 de junho, no Centro de Convenções de Vitória, capital do Espírito Santo, da 19ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). A abertura oficial acontece às 20h da quarta-feira (10). O tema esse ano é “Mudanças globais e os Novos Rumos”.
O evento tem como objetivo promover a troca de experiências e o debate amplo entre parlamentares de todos os estados e do Distrito Federal, sobre temas importantes para o fortalecimento do poder legislativo, como a aprovação do Pacto Federativo.
O presidente Adriano Galdino acredita que o Congresso será de grande importância para que os deputados possam conhecer realidades e soluções de gestão em várias Assembleias da Paraíba. “Para nós, este intercâmbio com demais legisladores do país é uma oportunidade muito importante. Serão momentos de trocas de experiências exitosas que poderão contribuir bastante com nosso trabalho na Assembleia da Paraíba”, destacou o presidente da Assembleia.
A organização do Congresso confirmou a participação de cinco ministros do Governo Federal e de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Este ano, são esperados 1.200 participantes no maior evento parlamentar da América Latina. As inscrições para a 19ª CNLE estão abertas até o próximo dia 8 de junho através do site www.conferencia.unale.org.br. Além dos parlamentares de todas as esferas políticas, participarão servidores dos Poderes Legislativos e haverá ainda a participação de 800 estudantes de universidades capixabas.
Hervázio Bezerra, Anísio Maia, Estela Bezerra e João Gonçalves, são alguns dos deputados estaduais paraibanos que confirmaram presença no evento. Atualmente, a União Nacional Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), é presidida pelo deputado Alexandre Postal, do Rio Grande do Sul.
Ética e a segurança jurídica, os desafios do desenvolvimento no Brasil em 2015, sustentabilidade, infraestrutura de logística no Brasil, além de uma análise do cenário político e econômico do País e o debate sobre a Reforma Política e o Pacto Federativo, são temas que nortearão as palestras e debates com os ministros Gilberto Kassab, das Cidades; ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello; ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha; ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues e do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.
No dia 11, os trabalhos começam às 9 horas com a palestra do ministro do SFT, Marco Aurélio Mello “O Brasil, a ética e a segurança jurídica”. O encontro termina na sexta-feira (12), com a Assembleia Geral da Unale, a partir das 12 horas.
As diversas entidades parceiras da Unale promoverão uma série de eventos simultâneos, nas áreas de Colegiados de Presidentes das Assembleias Legislativas; Interlegis; Auditores, Procuradores, Escolas do Legislativo; Taquigrafia; Cerimonial; Gestão de Documentos; Televisões e Rádios Legislativas e Polícias Legislativas.