Começa na segunda-feira (6) as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. O cadastro para concorrer a uma vaga pode ser feito no site da coorporação (clique aqui para acessar) até o dia 10 de julho. Só poderão concorrer os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é utilizada como etapa intelectual do concurso.
A taxa cobrada este ano pela instituição é de R$ 50, referente ao custeio dos exames complementares: psicológico, de saúde (exceto os laboratoriais), físicos e a avaliação social. O edital está disponível também no site da PM e foi publicado no dia 3 de junho, quando as inscrições do Enem ainda estavam sendo realizadas. No edital ainda constam todas as explicações referentes a cada fase do concurso.
São isentos do pagamento da taxa de inscrição da Polícia Militar os doadores de sangue na rede hospitalar pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado da Paraíba. Quem pretende optar pelo benefício deve comparecer ao Núcleo de Recrutamento e Seleção (NRS), na Diretoria de Gestão de Pessoas da PM, que fica localizado no prédio do Quartel do Comando-Geral, no Centro da Capital, entre os dias 8 e 22 de julho, no horário das 8h às 12h30.
Os interessados devem entregar o requerimento de isenção (o modelo consta no edital) com cópia autenticada do formulário de inscrição preenchido, cédula de identidade, carteira de doador de sangue expedida por órgão estadual conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de que fez, no mínimo, três doações à rede hospitalar pública ou conveniada ao SUS, nos últimos doze meses – com base até a data de publicação do edital da PM. A relação dos isentos será publicada no dia 29 de julho no site da Polícia Militar da Paraíba.
Até o dia 28 de agosto, a corporação está publicando a lista das inscrições que foram homologadas, o que definirá quantos candidatos estarão concorrendo ao concurso este ano. No ano passado, a concorrência foi de 89 candidatos para uma vaga no masculino e 97 no feminino. Serão chamados para as próximas fases do certame os candidatos classificados em até 4 vezes o número de vagas, por gênero, de acordo com a nota obtida no Enem.
G1