A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou o feriado de Corpus Christi sem registrar qualquer vítima fatal na Paraíba. A operação teve início na última quarta-feira e acabou à meia-noite de ontem (7). O número de acidentes também foi menor do que o do mesmo período do ano anterior.
A seguir, apresentamos os dados relativos aos acidentes e vítimas registrados em 2015, comparados com os de 2014, referentes ao período do feriado. Lembramos que os índices são apresentados de maneira relativizada à frota nacional de veículos à época de cada operação.
Para efeito de calculo foram utilizadas os seguintes números relativos às frotas de veículos:
-
Junho/2014 – 84.063,191
-
Junho/2015 – 89.023,346
Os números absolutos do período das operações utilizados nos cálculos foram: 38 acidentes em 2015 contra 41 em 2014; 03 acidentes graves em 2015 contra 4 em 2014; 34 feridos em 2015 contra 24 em 2014 e nenhum morto em 2015 contra 01 no ano passado.
Números gerais da operação
-
Testes de alcoolemia – 1.010
-
Motoristas autuados por embriaguez – 14
-
Motoristas presos por embriaguez – 02
-
Veículos flagrado em excesso de velocidade – 699
-
Veículos fiscalizados – 3.142
-
Pessoas fiscalizadas – 3.416
-
Animais recolhidos – 101
-
Pessoas detidas – 02 (além dos dois por embriaguez)
-
Veículos recuperados (roubo/furto) – 04
A Operação São João, edição 2015, começou no último dia 03 de junho, juntamente com a Corpus Christi. A diferença é que ela segue até o dia 06 de julho. A PRF manterá um reforço na fiscalização e no policiamento durante todo o período da operação em todo o estado da Paraíba. Entretanto, as rodovias mais movimentadas receberão destaque do efetivo. As BRs 230, que liga a Região Metropolitana de João Pessoa ao Sertão, além das BRs 101 e 104, serão as mais policiadas. Considerando a grande demanda de pessoas com destino a Campina Grande, onde estão concentrados os principais focos de animações juninas, a PRF manterá equipes especiais ao longo do roteiro, que abrange, principalmente as BRs 230 e 104.
Dicas para uma viagem segura – Para quem vai viajar nesse feriado a PRF recomenda aos motoristas que planejem sua viagem, tenham atenção, cautela, tolerância no trânsito e pratiquem a direção defensiva. Antes de pegar a estrada, fazer uma revisão preventiva no carro ou moto, examinando as condições de freio, fluídos, suspensão, pneus e estepe. Verificar também os equipamentos obrigatórios e o sistema de iluminação e não esquecer a documentação obrigatória, tanto pessoal quanto ao do veículo.
Mau costume – O motorista também não deve esquecer que toda a circulação no trânsito é feita pela faixa da direita. A faixa da esquerda deve ser utilizada para realizar ultrapassagem e dar preferência aos veículos de maior velocidade. Caso você esteja trafegando pela faixa da esquerda, lembre-se: é “obrigatório” dar passagem para quem solicitar; mesmo que você já esteja viajando na velocidade limite da via. Não dar passagem é “infração de trânsito”. O artigo 198 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece com infração o ato de deixar de dar passagem pela esquerda quando solicitado. A infração é de natureza média, punida com multa de R$ 85,13 e 4 pontos no prontuário do condutor.
Chuva – Em caso de chuva, reduza a velocidade do seu veículo, acenda os faróis e aumente a distância em relação ao veículo que está à sua frente.
Quando estiver dirigindo:
-
Mantenha uma distância segura do veículo seguinte;
-
Respeito à sinalização e aos limites de velocidade;
-
Todos os ocupantes do veículo são obrigados a usar cinto de segurança;
-
Antes de fazer qualquer manobra, o motorista deve sinalizar e só ultrapassar pela esquerda, nos locais devidamente sinalizados e seguro;
-
Todos os ocupantes do veículo são obrigados a usar o cinto de segurança. Crianças com até dez anos de idade devem ser transportadas nos assentos traseiros, usando os dispositivos de segurança como o bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, conforme a idade;
-
A cada duas horas de direção, recomenda-se parar o veículo e fazer um descanso por 15 minutos.
-
Não faça uso de bebida alcoólica se for dirigir.
A PRF disponibiliza o telefone 191 (disque PRF) que atende 24 horas. O serviço deve ser usado para a comunicação de acidentes, denúncia, orientação, queixa de roubo ou furto de veículos e outras informações. A ligação é gratuita.