O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) irá se reunir, na quarta-feira, 01, com bispos de todas as dioceses paraibanas, para apresentar o Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem, lançado recentemente, na Paraíba.
O convite para o encontro partiu do governador e acontece durante almoço na Granja Santana com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino. O objetivo é garantir a participação da igreja em cada região do Estado, auxiliando nas ações tendo em vista que os representantes das Igrejas estão mais próximo das comunidades.
O plano foi lançado no último dia 18, no Espaço Cultural, e entre as ações, está a construção de barragens subterrâneas, de adutora de montagem rápida e de cisternas, e perfuração de poços artesianos. O plano ainda contempla assistência a municípios atingidos pela estiagem por meio de carros-pipa, entre outras ações.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio-Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, o plano será uma das maiores ações tomadas pelo Governo do Estado para enfrentar a seca que, atualmente, atinge 170 dos 223 municípios paraibanos (76,2% do total). “Não tenho dúvidas de que, nesta quinta-feira, a sociedade irá conhecer um plano de uma eficácia extraordinária, mas também de uma importância social muito grande, haja vista que o problema da estiagem é muito sério no Estado, e tem sido tratado com a seriedade merecida pelo governador Ricardo Coutinho”, afirmou.