Com o feriado de São João, comemorado em várias cidades do Nordeste nesta quarta-feira (24), muitos estabelecimentos comerciais serão fechados. Porém o 22º Salão de Artesanato da Paraíba estará aberto à visitação de turistas e dos paraibanos que queiram conhecer a arte dos conterrâneos no horário das 15h às 22h. O salão está localizado na Avenida Severino Cabral, bairro do Catolé, em Campina Grande.
Além de todas as peças tradicionais e genuinamente paraibanas, os visitantes poderão se deliciar com biscoitos (salgados e doces), castanhas (natural e com gergelim), pão de mel, pimenta, cocada na quenga, rapadura, mel da abelha e da cana de açúcar, licores, doces, cachaças e muito mais variedades da gastronomia regional no “Arraial” do Salão.
“Temos ainda cavaco chinês, brôa, tapioca, cuscuz com nata e carne de sol, caldo de charque, tareco, mariola além de boa música, apresentação de repentistas e instrutores de dança para colocarem todo mundo para cair no forró”, disse a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia.
Assim com o aconteceu no último Salão em João Pessoa nos festejos de final de ano e início do verão, a organização tem proporcionado aos artesãos aulões de yoga. “Todas as terças, com o mestre Ravi, os artesãos fazem aulas nos hotéis onde estão hospedados. É uma experiência nova na vida deles que proporciona um momento ímpar de relaxamento”, completou Lu.
Uma novidade nesta edição do Salão que tem atraído a atenção dos turistas é o “Espaço Criativo”, onde o artesão campinense Joel consegue fazer retratos dos visitantes em apenas cinco minutos.
Os visitantes podem ainda levar para casa peças das mais variadas tipologias, tais como: fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura, habilidades manuais e ainda comidas da gastronomia regional.
Horário de funcionamento – O Salão funcionará de maneira ininterrupta até o dia 30 de junho, no horário das 15h às 22h. O espaço, aberto ao público, está localizado em uma área ocupada anteriormente pela concessionária Ourovel, na Avenida Severino Cabral (antiga Avenida Brasília), no bairro do Catolé, em Campina Grande.
O PAP é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo Desenvolvimento Econômico. O evento conta com o apoio do Governo Federal, Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae-PB, Linhas Círculos, Made In Paraíba, Escola de Inglês CNA, IFPB, Água Mineral Indaiá e Grupo 3 Corações.