A realidade hídrica da Paraíba se agrava e o Cariri Paraibano é uma das regiões mais atingidas. No Cariri Oriental, o Açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Açude de Boqueirão, está com apenas 18% de sua capacidade. No Cariri Ocidental, o açude Cordeiro, localizado no município do Congo, e que abastece toda a região está em situação bem pior e atingiu volume crítico com apenas 3,7% de sua capacidade.
Imagens publicadas nas redes sociais nesta terça-feira (23) mostram o Açude de Boqueirão bastante seco. O manancial é o maior do Estado e abastece Campina Grande e vários outros municípios. O açude tem capacidade máxima de 411.686.287m³ de agua, mas atualmente contém apenas 18% de sua totalidade que corresponde a 74.174.627 m³.
O Presidente da AESA em suas últimas entrevistas passou tranquilidade aos paraibanos comparando a situação atual com o ano de 1998 e afirmando que o reservatório tem capacidade de água até o final de 2016. Vale ressaltar que no ano de 1998, o açude abastecia apenas 6 cidades.
Já no Cariri Ocidental, tendo em vista o colapso que deverá atingir a região nos próximos três meses, o Governo do Estado já autorizou a construção emergencial de uma adutora de engate rápido do Açude de Sumé até a estação de tratamento da Adutora do Congo. A obra deverá garantir uma sobrevida ao abastecimento da região. (De olho no cariri)