Será realizada nesta quinta-feira, 30, a partir das 15 horas, sessão especial na Assembleia Legislativa que discutirá sobre a erosão da falésia do Cabo Branco, ponto mais oriental das Américas e um dos principais pontos turísticos da Paraíba. O convite está sendo expedido pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, e pelo autor da proposta, deputado Ricardo Barbosa.
O problema da falésia vem se agravando e exigindo dos poderes públicos municipal, estadual e federal ações mais arrojadas visando a sua contenção e recuperação, haja vista que, segundo estudos de técnicos e autoridades ambientalistas, a Paraíba poderá perder a condição de Ponto Extremo Oriental das Américas caso medidas mais urgentes e efetivas não sejam tomadas.
Para o deputado, é importante não apenas a realização de uma sessão especial, mas da instalação de um fórum permanente de discussão do assunto no âmbito da Assembleia Legislativa. Segundo ele, a discussão não pode ficar restrita, mas é preciso estendê-la aos diversos especialistas.
A cobrança da população tem aumentado em relação a soluções efetivas para conter a erosão. Ambientalistas e moradores da cidade realizam em janeiro deste ano um ato de protesto pela demora na tomada de decisões, organizado pelo grupo “Amigos da Barreira”.
O deputado Ricardo Barbosa adiantou que em 20 anos o Farol do Cabo Branco poderá desaparecer, caso nada seja feito. “Essa é a previsão de especialistas, que afirmam que é preciso uma intervenção urgente para que o ponto extremo oriental das Américas não seja ameaçado”.