O Brasil, pentacampeão em Copas do Mundo, terá dois representantes no sorteio que definirá os confrontos das Eliminatórias para o próximo Mundial, em 2018, na Rússia. Além de Ronaldo, segundo maior artilheiro da história das Copas, o atacante Hulk, que atua no Zenit e participou da competição no Brasil, em 2014, também foi escolhido para o evento, entre outros nomes do futebol mundial.
O sorteio que definirá o caminho de 141 seleções das cinco diferentes confederações do futebol mundial acontecerá em São Petersburgo, no sábado. Além dos brasileiros, o tetracampeão do mundo pela Itália Fabio Canavarro, o uruguaio Diego Forlán (eleito o melhor na Copa de 2010), o camaronês Samuel Eto’o, o alemão Oliver Bierhoff foram chamados.
Representando o país sede, o atacante Alexander Kerzhakov e o ex-goleiro da União Soviética Rinat Dasaev, que disputou as Copas de 1982, 1986 e 1990, também pela Rússia, estarão presentes. O português Madjer, campeão mundial de futebol de areia em 2015, e o sérvio Predrag Rajkovic, campeão europeu sub-20, completaram a lista.
“Estou realmente feliz, sinto-me lisonjeado com o convite para fazer parte desse evento que será o começo do processo a para a Copa do Mundo que está por vir. Eu viajei bastante, vi a construção dos estádios nas cidades, principalmente no último ano. Eu espero estar em condições de jogar a próxima Copa aqui perto de casa”, diz o jogador, atacante do Zenit, um dos principais clubes de São Petersburgo.
Após a reunião extraordinária da Fifa no início da semana, que decidiu a data da nova eleição presidencial – 26 de fevereiro de 2016 -, o sorteio, que será comandado pelo secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, definirá a ordem dos confrontos nas Eliminatórias da América do Sul, Ásia, África, Europa e América Central e do Norte, além dos playoffs continentais, que colocarão em jogo as vagas no Mundial de 2018.
Terra