O prefeito Romero Rodrigues deu uma péssima notícia aos funcionários da Prefeitura de Campina Grande: Eles não vão ter o direito a metade do décimo terceiro salário. A explicação para a não liberação do dinheiro seria a queda no repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O secretário de Finanças do Município, Joab Pacheco disse à imprensa que alertou o prefeito Romero Rodrigues a respeito das quedas de receita. “Mas quem determina o pagamento é o prefeito”, deixou claro o secretário, adiantando que a queda na cota deste mês do FPM foi de 20,12%. Somada à taxa de inflação essa redução, de acordo com Joab foi de 28%. A Prefeitura campinense, segundo dados da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), recebeu até a sexta-feira, um repasse de R$ 1,25 milhão.
Significante
Na avaliação do secretário Joab Pacheco, o repasse do FPM tem peso significativo na receita de Campina Grande. A principal receita é o ICMS, que no mês de junho, foi igual à de idêntico período de 2014, registrando um crescimento negativo, com a aplicação da taxa de inflação. O ICMS e o FPM representam cerca de 65% da receita da Prefeitura. “Havendo queda significativa nos repasses dos recursos desses tributos, fica difícil manter um calendário de pagamentos e de investimentos”, disse.