O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), de 62 anos, está internado desde a noite desta quinta-feira no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Delator do mensalão, Jefferson deu entrada na unidade por volta das 22h com febre alta. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do político.
No início da manhã desta sexta-feira, Jefferson passou por exames, mas não há previsão de alta. Os médicos ainda não têm um diagnóstico para saber a origem da febre. A mulher dele, a enfermeira Ana Lúcia Novaes, acompanha o marido.
Em 2012, Roberto Jefferson foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas. No procedimento, o câncer foi extraído. Os médicos retiraram o duodeno e a vesícula e partes do estômago, do intestino delgado, do fígado e a cabeça do pâncreas. Com isso, o ex-deputado passou a ter uma alimentação controlada. As febres, no entanto, se tornaram cada vez mais constantes nos últimos meses. Em nota, o hospital disse não ter autorização para dar informações sobre o paciente.
O petebista foi preso em 14 de fevereiro de 2014 e solto em 16 de maio deste ano. Jefferson foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O político cumpriu parte da pena em regime fechado e semiaberto no Instituto Penal Francisco Sparlogi, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Jefferson passou mal algumas vezes dentro da cadeia.
Atualmente, o ex-deputado cumpre o resto da condenação em regime aberto. Ele trabalha como auxiliar de um escritório de advocacia de um amigo, no Centro do Rio. O PTB é comandado hoje por sua filha, a deputada federal Cristiane Brasil. No último dia 29 de maio, ele se casou, na cidade de Três Rios, interior no estado, com Ana Lúcia, com quem tem um relacionamento desde 2002. A festa foi para 200 convidados.