O prefeito de Santa Rita, Reginaldo Pereira, anunciou a realização de um levantamento entre os servidores do município que resultará num diagnóstico sobre o funcionalismo público na cidade. O censo dos servidores será realizado este mês e pretende atualizar o cadastro dos funcionários e traçar um perfil daqueles que estão lotados na prefeitura local. Segundo o gestor, a medida faz parte de uma série de ações visando o controle de gastos para enxugar a máquina pública.
Além de controle de gastos, a medida visa também fiscalizar a atuação dos servidores e moralizar o serviço público. O secretário adjunto da Chefia de Gabinete de Santa Rita, Lincoln Mendes, informou que a partir do censo a prefeitura irá identificar os possíveis problemas existentes como, por exemplo, a ausência de funcionários em seus setores de trabalho e até servidores aposentados que já faleceram, mas que ainda não foi dado baixa em seu benefício.
“São três medidas básicas que a prefeitura está tomando para o controle de gastos. Uma delas é o Projeto de Lei, que já está na Câmara para ser votado, extinguindo algumas secretarias. Outra medida é o aprimoramento da receita. E a terceira é o controle de pessoal. Para isso será realizado o censo dos servidores. A partir desse recadastramento, a Comissão de Inquérito Administrativo vai verificar questões como ausência de funcionários nos setores da prefeitura e as responsabilidades de cada um com o serviço público em Santa Rita”, explicou.
Lincoln esclareceu que será divulgado um calendário para que os servidores possam comparecer aos locais escolhidos e fazer o recadastramento de forma organizada. Na divulgação dessas datas também serão informados os documentos necessários para responder ao censo.
Após o levantamento, caberá a Comissão Administrativa a análise da documentação dos servidores e o diagnóstico de possíveis irregularidades existentes no serviço público. As soluções dos problemas detectados a partir do censo partirão dos setores competentes a cada anormalidade encontrada, conforme ressaltou Lincoln Mendes. (ParlamentoPB)