O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, alerta os estudantes que continuam abertas até o próximo domingo (9) as inscrições para a 14ª edição do Programa Jovens Embaixadores, intercâmbio estudantil de três semanas, promovido pela embaixada estadunidense, que levará 50 alunos da rede pública brasileira para os Estados Unidos.
O programa é voltado para jovens de 15 a 18 anos da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa é financiado pelo Governo dos Estados Unidos e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado.
“Nós da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba convocamos você aluno a participar conosco deste programa não somente como ouvinte, mas também como autor, para assim contagiarmos nossas escolas, comunidades, famílias e amigos, uma vez que a Educação se faz com pessoas e a dedicação e o trabalho dos nossos alunos precisa ser valorizado”, disse Ewerton Alexander, coordenador do Programa Jovens Embaixadores na Paraíba.
Para saber como participar e se inscrever, visite o site: www.facebook.com/jovensembaixadores.
A Paraíba representada nos EUA – O aluno do 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual Hortênsio de Sousa Ribeiro (Premen), em Campina Grande, Gabriel Silva Vinha, de 16 anos, foi escolhido para representar a Paraíba na edição passada do programa. O adolescente estudou todo o Ensino Médio na rede estadual e, desde a 1ª série, conheceu o programa Jovens Embaixadores quando iniciou sua preparação.
“Como não tenho muitas condições financeiras, nunca pude fazer um curso de inglês, então tudo que sei aprendi sozinho, me dedicando, estudando de quatro a cinco horas por dia, lendo apostilas, livros emprestados dos meus amigos e também assistindo filmes em inglês”, contou Gabriel, destacando que sempre teve incentivo dos professores.
Além de Gabriel, outros 49 estudantes da rede pública de vários estados do Brasil foram selecionados para participar do programa. Os estudantes escolhidos viajaram para os Estados Unidos no período de 9 a 31 de janeiro deste ano. Durante essas três semanas de programa, passaram pela capital do país, Washington DC, sendo depois divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas, onde ficaram hospedados em casas de famílias voluntárias.
Os jovens participaram de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, visitaram escolas e projetos sociais, participaram de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos Estados Unidos, fizeram também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, apresentaram um plano de ação na área de voluntariado para ser implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.
Jovens Embaixadores: foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros nesta iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.