A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aumentou a nota da Unimed João Pessoa no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que mede a qualidade das operadoras de planos de saúde. A Cooperativa obteve o índice geral de 0,801. Isso significa que atingiu a faixa mais alta e está entre as melhores operadoras do país. O resultado do IDSS 2015, ano-base 2014, foi divulgado pela ANS nesta sexta-feira (18).
Segundo a ANS, o IDSS é de extrema utilidade para o consumidor que precisa contratar novos planos ou saber como estão sendo avaliados os serviços da operadora. A agência recomenda a quem for contratar um plano consultar o índice, comparar os desempenhos e, com base nele, escolher a operadora com melhor avaliação.
O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. Para fazer a avaliação, a ANS considera cinco faixas: 0,00 a 0,19; 0,20 a 0,39; 0,40 a 0,59; 0,60 a 0,79; e 0,80 a 1,00. Os valores são atribuídos a cada operadora de acordo com quatro dimensões: Atenção à Saúde, Econômico-Financeiro, Estrutura e Operação, e Satisfação dos Beneficiários.
Em 2015, o melhor resultado obtido pela Unimed João Pessoa foi na dimensão “Econômico-Financeiro”, em que a Cooperativa atingiu a nota de 0,908. Essa dimensão inclui quatro indicadores e em três deles a Cooperativa atingiu a nota máxima (1,00): “Liquidez corrente”, “Provisão de eventos ocorridos e não avisados” e “Suficiência em ativos garantidores vinculados”. No indicador “Patrimônio Líquido Ajustado por Margem de Solvência”, a nota foi 0,725.