O governador Ricardo Coutinho participa nesta segunda-feira (26) da solenidade de formatura de mais 80 soldados que integrarão o efetivo de praças do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), após aproximadamente novos meses de aulas teóricas e práticas. A solenidade será realizada às 10h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, quando eles receberão o distintivo que marca a conclusão do curso e a divisa que representa a promoção para a graduação de soldado.
Conforme o diretor de Ensino e Instrução do CBMPB, tenente coronel Tiago Izidro, os novos soldados são oriundos de concurso público realizado em 2014. Após a aprovação nas etapas do certame, eles passaram pelo curso de formação, que teve uma carga horária de quase duas mil horas/aulas em turno integral, além de estágios supervisionados em unidades da corporação.
Do total de 80 formandos, 30 serão distribuídos para a área do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (1º CRBM), que atende João Pessoa e região; 20 trabalharão na área do 2º CRBM, que cobre Campina e cidades próximas; e 30 serão lotados na 3º CRBM, que compreende Patos e outras cidades do Sertão do Estado.
Segundo o tenente coronel Tiago Izidro, o edital do concurso já previu a inscrição por regionais de atuação. Dentro das áreas, a cidade de lotação foi escolhida pelos próprios candidatos, que opinaram em ordem hierárquica de antiguidade. “O critério é estabelecido de acordo com as notas dos alunos. Aquele que é o primeiro colocado, torna-se o mais antigo da turma”, explicou o diretor de Ensino, ao comentar que o nível dos alunos foi alto e a classificação final foi bem apertada.
“Temos alunos de grande potencial, que se dedicaram com afinco ao curso. Com certeza, a sociedade paraibana terá soldados bem preparados para servi-la”, afirmou. Ainda segundo ele, já na quarta-feira (28) os soldados estarão trabalhando nos devidos batalhões em todo o Estado.
O Curso – O Curso de Formação de Soldados tem duração média de nove a dez meses e prevê disciplinas como: atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, combate a incêndio, salvamento aquático, noções de Direito, entre outras. Já no ingresso na formação, os alunos soldados recebem uma bolsa no valor de um salário mínimo, além de benefícios como auxílio-alimentação, alojamento e fardamento.
Solenidade – Durante o evento que marca a formatura do curso, os formandos receberão dos seus ‘padrinhos’ os devidos símbolos que marcam o ingresso na corporação como soldados do quadro. O primeiro colocado também será agraciado com a medalha do ‘Mérito Acadêmico’.