O paraibano de Catolé do Rocha, Herman Benjamin tomará posse no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima terça-feira (27) como ministro efetivo da Corte. A sessão solene está prevista para as 19h e também empossará Maria Thereza de Assis Moura no cargo de corregedora-geral da Justiça Eleitoral.
O ministro catoleense é do superior Tribunal de Justiça (STJ) e assumirá a vaga do ministro João Otávio de Noronha, que havia assumido cadeira na Corte eleitoral em 2013. O mandato de Herman Benjamin vai até 2017.
Ainda em junho de 2014, o Ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin tomou posse no cargo de membro substituto da Corte Eleitoral.
No STJ desde 2006, Benjamin atua na 2ª Turma e na 1ª Seção do tribunal, responsáveis pelo julgamento de casos envolvendo direito público. O magistrado é conhecido por ter um posicionamento pró-fisco em ações tributárias.
Benjamin se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e finalizou o mestrado pela University of Illinois College of Law, em 1987. Foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, promotor e procurador de Justiça. O ministro atua também como professor universitário desde 1983.