O deputado estadual, Gervásio Maia Filho (PMDB), declarou, nesta segunda-feira (16), que, após conhecer o funcionamento do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, é a favor da implantação do órgão fiscalizador na Paraíba.
Gervásio Maia contou que o TCM do Ceará julga cerca de três mil contas simultaneamente dentro do exercício de cada ano e, segundo o parlamentar, isso vai desafogar o trabalho do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Justiça e do Ministério Público.
“O Tribunal de Contas do Estado, O Ministério Público e o Poder Judiciário não tem como abarcar algo desse tamanho, é algo muito grandioso. Eu sou plenamente a favor, não quero desconhecer o trabalho do TCE, mas o estado cresceu, a população cresceu e eu sou a favor diante dos pontos positivos que conheci”, destacou.
Gervásio Maia explicou que o TCM do Ceará não julga apenas as contas dos prefeitos, mas também dos secretários. Para ele, isso evita que muitos prefeitos respondam por erros de auxiliares.
“Todos que participam da gestão têm as contas apreciadas. As contas dos secretários também são apreciadas. Em determinados municípios, às vezes um secretário erra e quem tem as contas reprovadas são os prefeitos. Isso é injusto. No Ceará é diferente”, destacou.
MaisPB