A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal – CAE aprovou nesta quarta-feira (11) emenda de autoria do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) que destina R$ 250 milhões para incentivar pequenos e médios produtores agrícolas do Nordeste, a ser apresentada ao Projeto de Lei do Congresso Nacional no 6/2015, que institui o Plano Plurianual da União para o período de 2016 a 2019.
Dentro do prazo estabelecido, a CAE recebeu 18 emendas, das quais, três foram aprovadas nesta quarta, com destaque para a emenda de autoria do senador Raimundo Lira – pelo valor destinado e pelo objetivo proposto pelo parlamentar paraibano, sobretudo num momento em que o país precisa de mecanismos de incentivo ao desenvolvimento de sua economia.
O objetivo de Raimundo Lira, com a apresentação da emenda, foi o de “consolidar e fortalecer a base exportadora em todas as regiões do Brasil”, incentivando esta atividade junto a pequenos e médios produtores rurais do Nordeste, o que contribuirá para a redução das desigualdades econômicas regionais.
Raimundo Lira, que foi o relator e coordenou a reunião que aprovou as emendas, destacou a importância de sua iniciativa. Segundo ele, a proposta mostra que a comissão está em perfeita sintonia com as reais necessidades da população brasileira.
“Veja que nós estamos exatamente sintonizados, a Comissão de Assuntos Econômicos com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que é o principal objetivo da nossa comissão”, disse o parlamentar paraibano, ressaltando que esta sintonia tende a favorecer a celeridade nas ações que visem a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Raimundo Lira lembrou que, em seu mandato, tem se esforçado para garantir iniciativas que ajudem o país a superar as dificuldades econômicas e, ao mesmo tempo, reduzir as desigualdades regionais – como, por exemplo, esta emenda aprovada na CAE. Ele afirmou que, ao incentivar os pequenos e médios produtores do Nordeste, sua iniciativa contribui para o fortalecimento da economia nos estados nordestinos, consolidando, cada vez mais, um país igualitário economicamente.