A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está participando das ações do ponto de apoio ao turista, instalado no último dia 5 de janeiro pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O ponto está funcionando diariamente, das 16h às 20h30, na Feirinha de Tambaú, oferecendo informações turísticas e apoio logístico para as pessoas que estão visitando a Capital.
“Fomos convidados pela Secretaria de Turismo e vamos oferecer ações de saúde sempre nas quartas, quintas e sextas-feiras. Toda quarta, teremos o ‘João Pessoa Vida Saudável’ realizando atividades físicas na Feirinha de Tambaú, em frente ao Ponto de Apoio de Turista. Nas quintas, a seção DST/Aids da SMS estará distribuindo preservativos e realizando ações de conscientização sobre HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Já nas sextas, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses realizará ações educativas, principalmente sobre o combate ao Aedes Aegypti”, explicou o gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Araújo Batista.
Ponto de apoio ao turista – A iniciativa, que faz parte do projeto verão, conta com a participação das secretarias de Turismo (Setur), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Seman), Guarda Civil (Semusb), Ciência e Tecnologia (Secitec) e Limpeza Urbana (Emlur). O objetivo é que o espaço sirva como uma espécie de pólo, onde cada secretaria possa desenvolver suas ações específicas voltadas para o acolhimento do turista.
João Pessoa Vida Saudável – O JPVS está presente em 21 praças da Capital oferecendo atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo.
O projeto é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos pólos que oferecem as aulas e procurar o orientador.
Seção DST/Aids – A Seção de DST/AIDS e Hepatites Virais desenvolve ações de prevenção nas principais festas comemorativas da Capital, com distribuição de preservativo masculino e feminino, gel lubrificante íntimo, prestando informações e oferecendo a testagem rápida para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também são realizadas atividades pontuais em escolas, com trabalhadores da construção civil, empresas públicas e privadas, entre outras.
Através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que está localizado no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) de Jaguaribe e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h30, a SMS disponibiliza o teste rápido, onde é possível ter o resultado em até 30 minutos.
Zoonoses – O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) possui atribuições voltadas ao monitoramento e à redução de riscos à saúde da população. É responsável pelo planejamento, coordenação, execução e avaliação das políticas de controle de riscos biológicos e não biológicos que interferem na saúde humana.
O órgão atua por meio dos seguintes programas: Controle de roedores (leptospirose); Controle da raiva/ Prevenção de acidentes; Esterilização canina e felina; Controle da esquistossomose mansônica; Controle da dengue; Controle da leishmaniose visceral; Controle de criatórios urbanos; Controle de animais sinantrópicos e peçonhentos; Controle da qualidade da água para consumo humano e pelo Programa de Informação, Educação e Comunicação em Saúde.