O presidente do PT na Paraíba e pré-candidato pelo partido para disputar a prefeitura de João Pessoa, teceu duras críticas ao prefeito Luciano Cartaxo pela medida de reajustar as passagens de ônibus no período de carnaval.
Confira texto na íntegra.
O governo municipal esperou o calor dos festejos de Momo para anunciar mais um aumento das passagens de ônibus na capital, apesar das reiteradas negativas nas semanas anteriores sobre o assunto. O fato é que, em apenas um ano, o aumento já ultrapassou a casa dos inexplicáveis 27%. Ou seja, muito acima dos índices da inflação do período.
Nesse debate dos exorbitantes e recorrentes aumentos tarifários, o empresariado, em sintonia com o poder público, se esforça tão somente no simplório convencimento técnico dos supostos aumentos de custo e da frágil base comparativa dos valores das tarifas com outras capitais. Porém, não há da parte de ambos o mínimo interesse em dialogar de forma transparente com os usuários sobre os crescentes lucros do mercado de transporte urbano, historicamente sustentado numa concessão pública duvidosa, como já denunciaram as manifestações populares ocorridas em junho de 2013.
Exemplo disso é que nos últimos anos temos evidenciado uma flagrante diminuição e um envelhecimento da frota, além das demissões de centenas de trabalhadores. Impressionante é que nada disso é levado em conta nas decisões de atualização tarifária no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU). Todavia, o mesmo poder público que silencia e pactua com esses abusivos aumentos, tem demonstrado total incapacidade para enfrentar os desafios da mobilidade urbana em sua agenda mais complexa: o direito do cidadão aos sistemas integrados eficientes e acessíveis de transporte, à padronização de calçadas, às ciclovias, entre outros.
Nesse cenário, algumas indagações são fundamentais: Por que a PMJP insiste em descumprir o Plano Diretor da Cidade, deixando de elaborar o Plano de Mobilidade Urbana? Por que o projeto do Bus Rápido Transporte – BRT continua paralisado, apesar do governo federal já ter disponibilizado recursos necessários à construção dos corredores exclusivos e terminais de integração? Por que o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) só se reúne para analisar o aumento das tarifas? Por que após as manifestações de 2013 a PMJP voltou a não divulgar as planilhas de custos? As festas carnavalescas estão chegando ao fim e, apesar da ressaca, faz-se necessária a nossa mobilização, solidariedade e compromisso com essa luta, na busca incessante e crítica por respostas às citadas indagações!