O Hemocentro da Paraíba programou para o mês de março nove coletas externas de sangue. De acordo com o cronograma elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas, as primeiras coletas acontecem nesta terça-feira (1), no Hospital do Trauma, e na quarta-feira (2) no Ponto Cem Reis.
No dia 4, a unidade móvel do Hemocentro estará no município de Espírito Santo, e no dia 8, em comemoração ao Dia da Mulher, será realizada a ação de coleta na Reitoria da Universidade Federal da Paraíba.
De acordo com o calendário, no dia 9, a coletas externa ocorrerá no município de Jacaraú, e no dia 12, na Primeira Igreja Batista, em João Pessoa. Já no dia 16, a unidade móvel estará no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e no dia 19 na Igreja Cidade Viva, no Bessa. A programação de coletas externas será finalizada no dia 30 no Unipê.
Todas as coletas terão início às 8h e término às 16h. Para a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, “as ações de coleta externa possibilitam, além da doação em si, uma forma de sensibilizar mais pessoas, e conscientizar sobre o ato de doar”.
As coletas externas foram intensificadas para o mês de março, onde ocorre a Campanha de Doação Feminina, alusiva ao Dia da Mulher. “Esse é um momento importante para podermos conversar com as mulheres, e chamá-las para participar da doação de sangue, desmistificando o processo de doação feminina”, enfatiza a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.
A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional, em Campina Grande.
Condições para ser doador de sangue
- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);
-
Pesar acima de 50 quilos;
-
Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
-
Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;
-
Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
-
Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
-
Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
-
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
-
Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
-
Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
-
Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.