A edição desta quarta-feira, 03, do Jornal Hoje (TV Globo) mostrou como a rede municipal de saúde de Campina Grande está preparada para dar assistência às gestantes com suspeita de zika e aos bebês com microcefalia.
A reportagem deu destaque aos atendimentos realizados no Ambulatório Especializado em Microcefalia da Prefeitura, que está funcionando no Hospital Municipal Pedro I. O telejornal mostrou histórias de mães de bebês com microcefalia que estão sendo atendidos no ambulatório e também destacou que, desde que o serviço começou a funcionar, mais de 270 gestantes já foram avaliadas pela equipe do setor. O ambulatório disponibiliza uma equipe multidisciplinar para acompanhamento dos bebês e das gestantes, formada por formada por neurocirurgião, oftalmologista, fisioterapeuta, psicólogo e enfermeiro.
Na reportagem, a fisioterapeuta do serviço, Jeime Leal, explicou o tipo de atendimento que ela faz com as crianças no ambulatório. “O que nós fazemos aqui é o trabalho de estimulação precoce, fazendo com que estes bebês desenvolvam o mais rápido possível, durante esta primeira fase, em que o cérebro está com todo pique de desenvolvimento”, informou. Outro destaque da reportagem foi a pesquisa da médica Adriana Melo, do Instituto de Saúde Epíldio de Almeida – Isea.
O Jornal Hoje mostrou que, mesmo com os a estrutura disponibilizada pela Prefeitura, a equipe de medicina fetal da maternidade reclama da falta de condições para realização de exames confirmatórios para o zika vírus na Paraíba. Atualmente, as análises dos casos suspeitos da doença são enviadas para laboratórios públicos de outros estados.
https://youtu.be/XY0XR7_wH5I