A Ouvidoria Geral do Estado liberou nesta quarta-feira (3) o Relatório Gerencial 2015, que revela as demandas referentes aos órgãos estatais mais requisitados e solicitados pela população. Ao todo, foram 15.767 demandas, que englobam denúncias, reclamações, sugestões e elogios. O grau de resolubilidade, ou seja, a porcentagem de ocorrências solucionadas, é de 66,63%, no período que compreende janeiro a dezembro de 2015.
“A Ouvidoria Geral do Estado, dentro de sua missão, considera a promoção de interlocução entre governo, sociedade e servidores públicos estaduais uma ferramenta indispensável para o fortalecimento da democracia participativa e os relatórios gerenciais são instrumentos de gestão que auxiliam no aperfeiçoamento das políticas públicas estaduais”, salienta a ouvidora geral do Estado, Tânia Maria de Oliveira Brito.
O relatório contém a expressão de um conjunto de banco de dados extraídos e sistematizados (quantificados e qualificados) das demandas que são acessadas pelos cidadãos em toda a rede de Ouvidorias do Estado. A seguir, um ranking das dez políticas públicas mais demandadas (por número de ocorrências):
01ª DETRAN – 3.824
02ª PBPREV – 3.160
03ª SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – 3.073
04ª SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA – 1.871
05ª CAGEPA – 1.642
06 ª OUVIDORIA GERAL DO ESTADO – 1.037
07ª SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – 345
08ª SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA E DEFESA SOCIAL – 308
09ª AGEVISA – 141
10ª SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA – 118
Além destes dados estatísticos, objetivando a celeridade e eficácia no processo de tramitação das demandas, ficou estabelecido que a partir da segunda quinzena de fevereiro, inicia-se o processo de capacitação da rede de ouvidorias para receber um software que unificará todas as secretarias e órgãos uniformizando os procedimentos. Outra meta relevante trata de fomentar políticas de difusão interna e externa para uma maior visibilidade das Ouvidorias e aprimorar a interatividade entre gestores e ouvidores.