Uma clínica veterinária para esterilização de animais domésticos gratuita será disponibilizada nos bairros de João Pessoa pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP). A iniciativa, batizada de Procon-JPmóvel Ambiental e que deverá ser implantada em quatro meses, conforme o órgão, oferecerá, ainda, atendimento sobre direitos do consumidor. O programa está em fase de licitação.
De acordo com o Procon-JP, o projeto vai trabalhar junto a entidades ligadas ao meio-ambiente e à proteção dos animais da capital, com serviços médico-veterinário, palestras, consultoria para as comunidades, além de atividades voltadas à educação para o consumo sustentável e para a cidadania e o meio ambiente.
Segundo o secretário do Procon-JP, Helton Renê, o controle da população de animais domésticos também é uma preocupação do órgão. “Muitos desses animais são abandonados pelos próprios donos, que não têm condições financeiras de evitar a rápida proliferação da espécie, e nem de cuidar dos novos filhotes, soltando-os principalmente em mercados públicos e feiras do próprio bairro”, disse.
ONG apoia ação A presidente da ONG Harpias (Harmonia dos Protetores Independente dos Animais), Ana Catarina Andrade, afirma que o Procon-JP Ambiental é um projeto que vem suprir uma antiga necessidade em relação à esterilização dos animais em João Pessoa.
“Como não temos hospital nem ambulatório público, todo mundo corre paras o Centro de Zoonoses que, mesmo realizando um trabalho eficientíssimo, não tem condições de cobrir toda a demanda da cidade. E o importante é que o serviço itinerante vai atender os animais acolhidos pelas associações e pelo cidadão que está em casa”, ressaltou.
A presidente da Harpias acrescenta que o projeto tem um alcance muito maior que a mera castração do animal porque, além de levar à uma procriação controlada, vai reduzir a proliferação de doenças e o consequente sofrimento dos bichos. “Estou muito entusiasmada porque agora teremos mais um suporte para acolher e cuidar dos animais abandonados”, disse.
Conforto e estrutura O veículo será adaptado para abrigar uma clínica veterinária que terá salas de atendimento, de cirurgia, de tricotomia e de recuperação. “A exemplo do primeiro Procon-JPmóvel, o ônibus será adaptado para o serviço a que se propõe, com todo conforto e infraestrutura”, disse Helton Renê.
Fonte: Procon-JP