O serviço preventivo e proativo de atendimento aos cidadãos paraibanos pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba somou 316 casos neste fim de semana. Os números incluem as ações desenvolvidas das 7h30 de sexta-feira (4) às 5h desta segunda-feira (7) em todo o Estado. Os destaques foram os atendimentos pré-hospitalares, com 157 registros.
Conforme os dados, o Corpo de Bombeiros também atuou em 20 incêndios, realizou 35 salvamentos e agiu em outras quatro ocorrências classificadas como outras. Na parte de prevenção, foi contabilizado um total de 97 ações, sendo 47 informações prestadas ao público, 26 advertências, 22 viaturas colocadas em pontos bases e duas de natureza diversa.
Já na área de praias e mananciais, o Corpo de Bombeiros registrou três intervenções, sendo uma de primeiros socorros, outra de criança perdida que foi devolvida aos responsáveis e um caso de afogamento em um rio de Jacarapé, na Capital. Neste, um rapaz de 16 anos submergiu a aproximadamente sete metros de profundidade e foi resgatado por um mergulhador do Corpo de Bombeiros.
“A vítima foi encontrada em menos de cinco minutos. No quinto mergulho toquei o tornozelo do garoto e trouxe ele para a margem. A experiência contou muito para conseguir localizá-lo com agilidade”, contou o tenente Danton Lima, que participou do atendimento da ocorrência. Segundo ele, os bombeiros ainda fizeram uma Reanimação Cardiopulmonar (RCP) no adolescente. A vítima foi levada para o hospital com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas veio a óbito na unidade hospitalar.