A revista “Fortune”, uma das prestigiadas dos EUA, apontou o juiz Sergio Moro, responsável pelas ações penais da Lava Jato na primeira instância, como o 13º líder mais influente para transformar o mundo.
Segundo a edição online desta quinta (24), existem 50 homens e mulheres que “estão inspirando outros a fazer o mesmo”, seja nos negócios, no governo, na filantropia ou na arte.
No perfil de Moro, a revista diz que o magistrado é o principal protagonista de uma imitação em vida real brasileira de “Os Intocáveis”, ao acusar um esquema de corrupção que desviou bilhões da Petrobras para os bolsos de políticos e funcionários.
Na visão da “Fortune”, a presidente Dilma Rousseff corre o risco de sofrer o impeachment e a reputação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em farrapos.
Segundo a revista, a coexistência com a corrupção — endêmica na América Latina — pode se tornar um hábito do passado. A lista contém lideranças mundiais como a chanceler alemã Angela Merkel, o papa Francisco e o cantor Bono Vox.