A diretoria da Funjope se reuniu, na manhã desta quarta-feira, dia 9, com representantes do Fórum do Audiovisual da Paraíba, para discussão do próximo edital de incentivo à produção de filmes no Estado. O diretor Maurício Burity (da Fundação Cultural da Prefeitura de João Pessoa), destacou que já foram repassados a realizadores paraibanos mais de R$ 3,3 milhões de edital anterior. “É um valor histórico esse que foi pago pela Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope. Nunca uma gestão liberou tamanha verba para realizadores de cinema na Paraíba”, declarou Maurício.
Os representantes do Fórum do Audiovisual da Paraíba apresentaram diversas propostas para a construção do próximo edital, a ser lançado até junho deste ano. Um dos principais pontos da reunião foi a necessidade de distribuição e exibição dos filmes contemplados pelo prêmio Walfredo Rodrigues. Ficou definido que uma nova reunião será realizada na próxima semana para aprofundar o debate.
Maurício Burity propôs a criação de um festival do audiovisual paraibano como maneira de levar a produção fílmica local a um maior público. “Vamos discutir com o Fórum a inclusão dos filmes beneficiados por editais em festivais já realizados na Paraíba, através de parcerias, e mesmo a execução de uma semana do audiovisual. Também é possível debater a exibição em escolas públicas do Município e na Estação Cabo Branco”, disse Maurício.
Representante do Fórum, Ana Isaura Diniz destacou que a reunião representa o fortalecimento da cena audiovisual paraibana e que a próxima reunião com a Funjope deverá contar com representantes de filmes beneficiados com o edital anterior. O debate será necessário, conforme Isaura, para definições a respeito da exibição dos filmes contemplados.
Representando o Fórum do Audiovisual da Paraíba, participaram Ana Isaura Diniz, Raíssa Freire, Daniel Araújo, Manoel Fernandes e Abraão Bahia. A Funjope foi representada por seu diretor geral Maurício Burity, Sandoval Nóbrega (diretor de Ação Cultural), Rosângela Cristina (contadora do FMC) e Eliane do Egito (Fundo Municipal de Cultura-FMC).
“Esta gestão conquistou avanços históricos, especificamente na área de audiovisual. A cultura ganhou destaque através de diversas parcerias firmadas entre a Funjope e a Petrobras, Ancine e BNDES. Estou em busca do fortalecimento dessas parcerias e abriremos mais um edital novamente com um montante em dinheiro acima dos R$ 3 milhões”, finalizou Maurício Burity.