Após dez dias de paralisação dos professores e demais profissionais de educação, as aulas nas escolas da rede municipal de João Pessoa devem ser retomadas na próxima terça-feira (19). A decisão foi tomada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem-JP), após ser notificado da liminar do Tribunal de Justiça que considerou a greve ilegal. De acordo com o presidente do Sintem-JP, Daniel de Assis, cerca de 9 mil profissionais da educação da rede municipal de ensino paralisaram as atividades desde o dia 4 de abril.
Assis afirmou que a notificação sobre a ilegalidade da greve foi entregue ao sindicato na manhã desta quinta-feira (14). A liminar foi expedida no último dia 6 e determinava a retomada das aulas em um prazo de 48 horas, sob pena de multa. Ainda de acordo com o presidente do Sintem-JP, os profissionais vão retornar ao trabalho por decisão judicial, mas que nenhuma reivindicação da categoria foi atendida. Por isso, os trabalhadores pretendem ir ao trabalho vestidos de preto na próxima terça-feira – em forma de protesto. Também está programado um abraço simbólico nas escolas, envolvendo professores, servidores, pais e alunos.
A principal reivindicação dos grevistas é a reposição salarial de 11,36%. De acordo com o diretor de gestão curricular da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), Gilberto Cruz, a prefeitura não tem condições de arcar com essa reivindicação e já regularizou a situação dos prestadores de serviço, que estavam recebendo abaixo do piso da categoria