O vereador Raoni Mendes (DEM) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta terça-feira (5), para se solidarizar com os médicos da Capital. A categoria teve aprovado por maioria na Câmara, ontem, projeto que incorpora gratificação para fins de aposentadoria da classe. Porém, os profissionais alegam que a proposta foi aprovada através de imposição, por parte da gestão, sem que fossem atendidos os apelos feitos por eles. O parlamentar também chamou a atenção, mais uma vez, para o descaso da Secretaria de Saúde com o Hospital de Trauma de Mangabeira.
Raoni Mendes criticou o tratamento que vem sido oferecido aos médicos pela Prefeitura do Município. “Vimos nos últimos dias algo que há muito tempo eu não via, que foi a pressão das categorias para ter o mínimo de reconhecimento por parte do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Tivemos os médicos, que estiveram mobilizados revindicando para não ter perdas salariais, além dos outros trabalhadores”, ressaltou o vereador.
O vereador destacou que o o projeto encaminhado pelo Executivo Municipal foi aprovado pela bancada de situação na Casa com constrangimento, visto que os benefícios propostos não estavam de acordo com os pedidos feitos pelos profissionais. A proposta visa incorporar a Representação por Atividade Médica (RAM) para fins de aposentadoria dos médicos da Capital. O processo se dará gradativamente à remuneração dos profissionais que prestarem serviço ininterrupto, por no mínimo 24 meses, na Rede Municipal de Saúde. Porém, a categoria alega que foi aprovada contra a vontade da classe, pois dentre outros fatores, inclusive o salário líquido dos trabalhadores sofrem redução.
“A forma intransigente imposta pela Prefeitura colocou muitos da bancada em constrangimento. Ontem, aprovaram a complementação do que era para ter sido aprovado na semana passada. Falta total de planejamento. Infelizmente as coisas da atual gestão são feitas de improviso atravessando os processos legais. Aprovaram o projeto contra a vontade das categorias médicas. Aonde um trabalhador quer ter perda salarial?”, indagou Raoni.
Na ocasião, o vereador exibiu em plenário uma reportagem mostrando o descaso da administração municipal com o Hospital de Trauma de Mangabeira. O vídeo relata a dificuldade e o sofrimento de pessoas desesperadas por atendimento médico no Trauminha. Gente com fratura exposta que há mais de 25 dias não tinha realizado procedimento cirúrgico.