João Pessoa, 1º de maio de 2016. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na manhã de hoje quatro homens que transportavam cinco galos de briga na BR 230, no município de Sobrado, Zona da Mata. Além dos cinco galos, com os homens também foram encontrados uma série de materiais como medicação anti-inflamatória , seringa e soro fisiológico que são utilizados para aplicação após ferimentos em animais.
O grupo estava em um Ford Fiesta com placas de Santa Rita/PB quando foi abordado pelos policiais rodoviários federais, no quilômetro 70 da BR-230. Questionados sobre os animais e a medicação, um deles informou que estariam viajando da cidade de Santa Rita ao distrito conhecido por Serrinha em Itambé/PE com o objetivo de participar de rinha de galo.
As bolsas em que os animais se encontravam, chamados também de carregador ou transportador de tecido, apresentavam logotipos impressos que diziam: “Aves combatentes – Esporte Milenar”, “Combate – Gladiador”.
Para os homens foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar foi acionado para lavrar autuação de crime ambiental onde ficou estipulado o valor de R$ 1mil por animal apreendido, totalizando R$ 5mil. Conforme a Lei de Crimes Ambientais, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais é crime, com pena de três meses a um ano, além de multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço em caso de morte do animal.