O presidente do Conselho de Administração da Unimed JP, Demóstenes Paredes Cunha Lima, se reuniu com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), na tarde desta segunda (30), para tratar de temas relacionados ao Sistema Unimed e à sustentabilidade da saúde suplementar no país.
Durante o encontro, Demóstenes Paredes Cunha Lima apresentou o atual panorama da saúde suplementar no Brasil e discutiu propostas relevantes ao Sistema Unimed, principalmente no que diz respeito à ampliação da assistência. Entre as sugestões, está a proposta de viabilizar os ativos garantidores para otimizar os investimentos na rede própria, como forma de ampliar a qualidade no atendimento ao beneficiário. Além disso, o presidente destacou a importância do Sistema Unimed para a estrutura da saúde suplementar no país e explicou a importância de a Unimed ter assento nas discussões promovidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Outro assunto discutido na reunião foi a possibilidade de novos parâmetros para os cálculos das multas aplicadas pela ANS. “Essas penalidades, em algumas situações, são desproporcionais. Por exemplo, aplica-se o mesmo valor tanto para uma situação mais simples e para outra mais complexa. Nós cumprimos todas as exigências da agência e não vamos deixar de cumpri-las, mas queremos que esses cálculos sejam mais justos”, explicou.
O senador Cássio Cunha Lima considerou que discussão pertinente. “As propostas são interessantes e trabalharemos para que elas sejam viabilizadas”, afirmou.Na ocasião, Demóstenes Paredes Cunha Lima elogiou o desempenho do parlamentar no Senado, que tem uma atuação que prioriza a saúde e a defesa do trabalho médico.
A Unimed é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 84% do território nacional. Presta assistência para mais de 19 milhões de beneficiários em todo País e possui mais de 113 mil médicos cooperados.
Na Paraíba, a Unimed João Pessoa é o maior plano de saúde, com 1.700 médicos cooperados e mais de 145 mil clientes. Além disso, a Cooperativa médica gera quase 2 mil empregos diretos e milhares de indiretos, por meio da rede credenciada. Só no ano de 2015, a Unimed JP recolheu, em média, quase R$ 800 mil em tributos.