O mar do litoral paraibano pode registrar ressaca até as 9h da sexta-feira (24), com ondas de até 2,5 metros, de acordo com o alerta da Capitania dos Portos da Paraíba divulgado nesta quinta-feira (23).
De acordo com a recomendação da Capitania dos Portos, as embarcações de pequeno porte devem evitar a navegação e os pescadores também são recomendados a aguardar a ressaca para poder voltar ao trabalho. O alerta também vale para quem pratica esportes no mar. Segundo o alerta, as demais embarcações precisam redobrar os cuidados, conferindo o material de salvamento, os motores e casco, a bomba de esgoto do porão e os equipamentos de rádio.
O alerta também é para que as pessoas evitem o trecho da barreira do Cabo Branco, da praça de Iemanjá até a praia de Ponta de Seixas, que com o aumento da maré, pode apresentar desmoronamentos. Na quarta-feira (22), a Prefeitura de João Pessoa decretou o estado de emergência na área compreendida pela falésia.
De acordo com o decreto, foram considerados os impactos da corrente marinha, ocorridas no município de João Pessoa nos últimos sete dias, e neste instante caracterizados como Erosão Costeira Marinha, segundo o Código Brasileiro de Desastres (Cobrade).