A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiu reabrir com novo nome o Museu Assis Chateaubriand, que fica no bairro do Catolé, em Campina Grande. Agora, o espaço vai se chamar Museu de Arte Contemporânea. A abertura acontece na tarde desta sexta-feira (17) a partir das 17h com duas exposições.
O local havia sido fechado em fevereiro de 2016 por falta de recursos. À época, o reitor Rangel Júnior explicou que a crise financeira atinge o governo estadual e, por tabela, a UEPB. Segundo ele, a universidade gastava por ano R$ 1,2 milhão para manter em pleno funcionamento o museu.
Para a reabertura, a UEPB fechou um acordo de cooperação com o Governo do Estado e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que vão desenvolver juntos um plano de ação cultural envolvendo não só exposições a serem realizadas em Campina Grande, como também em João Pessoa.
A mudança do nome, segundo o pró-reitor Cultura, Francisco Pereira, é para evitar dualidade, já que existe o Museu Assis Chateaubriand, que fica localizado na avenida Floriano Peixoto, no Centro.