O Botafogo-PB está brigando palmo a palmo pela liderança do Grupo A da Série C do Brasileiro. Na noite deste domingo, o Belo venceu o Salgueiro por 2 a 0, no Almeidão, em João Pessoa, e encostou no líder Fortaleza. Por um gol, o Alvinegro da Estrela Vermelha não reassumiu a liderança isolada da chave.
Com um gol em cada tempo – Danielzinho no primeiro e Rodrigo Silva no segundo -, o Botafogo-PB não passou sustos e manteve os 100% de aproveitamento jogando em casa nesta Série C. O time se beneficiou com o empate do Forteleza com o River-PI, ontem, e agora está na co-liderança com o Leão do Pici.
A vitória levou o Belo aos mesmos 18 pontos do Fortaleza, mas os paraibanos perdem para o Tricolor cearense no saldo de gols e, por isso, estão na segunda colocação. Já o Salgueiro permaneceu com 15 pontos, na sexta colocação, mas pode até subir para o quinto lugar, se o Remo for goleado pela Cuiabá nesta segunda-feira. Na próxima rodada, o Botafogo-PB vai até o Mato Grosso, onde enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal, no domingo, às 16h. No dia seguinte, o Salgueiro recebe o Remo no Cornélio de Barros, às 19h15, no interior do Pernambuco.
Empurrado pela torcida, que não se acanhou com a chuva, o Botafogo-PB foi para cima desde o início. E a primeira chance real de abrir o placar saiu logo aos oito minutos, quando Val arriscou de longe e acertou um chute colocado, forçando o goleiro Luciano a se esticar todo e fazer uma boa defesa. Mas, três minutos mais tarde, não deu para o goleiro do Salgueiro. Pedro Castro tabelou com Danielzinho e tocou com estilo na saída do arqueiro alviverde, mandando para o fundo das redes e colocando o Belo à frente no placar.
A partir daí, o Salgueiro melhorou em campo e passou a investir mais nas jogadas pelas pontas para tentar chegar ao ataque e buscar o empate. Rodrigo Silva ainda chegou perto de ampliar para os donos da casa, mas foi a equipe visitante que chegou muito perto de marcar. Após escanteio cobrado por Rafael Mineiro, Cássio desviou de cabeça e a bola já estava quase entrando quando Jéfferson Recife apareceu para salvar o Botafogo-PB e evitar o empate. O Belo ainda perdeu boas oportunidades com Danielzinho e com Jéfferson Recife, e o Salgueiro acabou esbarrando na boa marcação da zaga adversária. E a rede não balançou mais antes do intervalo.
EXPULSÕES E MAIS GOL DO BELO Os times voltaram sem substituições para a segunda etapa e com o Salgueiro mais organizado e tomando a iniciativa, indo em busca do empate, mas esbarrando na boa marcação do Botafogo-PB. O jogo começou a ficar faltoso e cheio de cartões amarelos. E sem grandes chances de gol. Pelo menos até os 23 minutos, quando Danielzinho acionou João Paulo pela direita do ataque do Belo. O camisa 2 alvinegro foi à linha de fundo e cruzou na área. Rodrigo Silva subiu mais que todo mundo e, de cabeça, tocou no canto esquerdo do goleiro Luciano, para ampliar para o time da casa.
Logo depois, a situação ficou ainda melhor para o Botafogo-PB. É que Rodolfo foi expulso após fazer falta em Pedro Castro e se desentender com jogadores adversários e deixou o Salgueiro com um a menos em campo. A partir daí, o Belo melhorou, teve mais espaços e controlou a partida. Chegou perto de ampliar, primeiro com Plínio, depois com Marcinho. Mas o terceiro gol, que daria a liderança isolada ao Alvinegro, não saiu, e a partida terminou mesmo com o placar marcado 2 a 0. Não sem antes Plínio também ser expulso após carrinho perigoso em Tatu.