Matéria publicada neste sábado (2) pelo jornal norte-americano The New York Times lembra que, faltando pouco mais de 30 dias para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a cidade ainda corre para deixar tudo pronto até a data do evento, em 5 de agosto.
O artigo avalia os Jogos no Rio como um desastre não natural, em referência ao decreto de calamidade pública feito pelo governador em exercício do Rio de Janeiro Francisco Dornelles. O jornal afirma que medidas como essas são normalmente tomadas em caso de um terremoto ou inundação. Mas a Olimpíada deste ano é uma previsível e evitável catástrofe feita pelo homem.
O NYT enumera uma longa lista de problemas, dentre os quais: atraso nas obras, violência, epidemia do vírus Zika, problemas com a segurança e com o transporte público, além de escassez de informações turísticas.
O editorial do NYT acrescenta que essas preocupações são desprezadas pela organização brasileira. Um outro fator que contribui para o fracasso da edição dos Jogos no Brasil é o fato de pelo menos 4.120 famílias terem sido expulsas de suas próprias casas por conta do megaevento.
“Alguém vai lucrar com os Jogos, mas não vai ser a maioria da população do Rio. O governador estava certo: é uma calamidade”, conclui a publicação.