O PSDB decidiu apoiar ao candidato Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa para a presidência da Câmara. O anúncio foi feito hoje (13) no começo da tarde. A eleição está marcada para as 16h.
O apoio do PSDB, que possui uma bancada de 50 deputados, vinha sendo intensamente disputado por diversos candidatos nos últimos dias, após os tucanos desistirem de lançar um nome próprio.
O apoio ao candidato do DEM foi fechado depois que o candidato Júlio Delgado (PSB-MG) desistiu da disputa, o que permitiu a formação de um bloco entre PSDB, PSB, PPS e DEM para impulsionar a campanha de Maia.
“Esse conjunto de quatro partidos entendeu que apresentar dois candidatos seria ruim”, disse o líder do PSB, Paulo Foletto (ES). “Com uma eleição personalizada, como essa vai ser, pode ser um desastre pior do que o que hoje já temos. Por isso, a política de agregação partidária, de compromisso coletivo, na figura do Rodrigo.”
Juntos, os partidos que anunciaram apoio a Maia somam 117 deputados aptos a votar na eleição desta quarta-feira. Para ser eleito em primeiro turno, é preciso obter maioria absoluta dos votos. A votação será secreta e por meio eletrônico.
“Foi uma longa jornada. Após dias ouvindo bons candidatos. Foi uma decisão de bloco, de unidade, é um voto da confiança. Os deputados do PSDB tomaram a decisão unânime, por aclamação”, disse o disse o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA).
Presente ao anúncio, Maia agradeceu o apoio e pediu que os colegas se empenhem em convencer os deputados de outros partidos a votar nele. No total, 17 deputados se inscreveram para disputar a presidência da Câmara.