O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) confirmou a aprovação de uma dotação orçamentária de R$ 7,99 milhões para serem investidos no Ramal Piancó. A inclusão do ramal no projeto original de transposição do Rio São Francisco foi uma luta liderada pelo parlamentar paraibano.
Segundo Lira, o empréstimo para assegurar a obra já recebeu a pré-aprovação do Banco Mundial, que financiará o ramal. Além do mais, de acordo com o Senador, também foi incluído pelo governo federal na continuação da obra da transposição do ‘Velho Chico’.
Conforme antecipou Raimundo Lira, o rio Piancó, no Sertão paraibano, será perenizado para receber as águas do Rio São Francisco e abastecer o sistema Coremas Mãe D’água, que é o maior reservatório da Paraíba. O excesso de água seguirá pelo rio Piranhas até a barragem Armando Ribeiro, no Rio Grande do Norte.
“Esse projeto vai dar segurança hídrica a Patos, por exemplo, e a todas as cidades do Sertão abastecidas pela Adutora do Sabugi, que foi construída pelo governador José Maranhão, a época”, garantiu.
Raimundo Lira, presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, ressaltou que Piancó é a terceira cidade mais antiga da Paraíba, incrustada no chamado Vale do Piancó, composto por aproximadamente 18 municípios.
Ele relembrou que, desde que assumiu o mandato, passou a defender com mais ênfase a inclusão do Ramal Piancó no projeto, por entender que a transposição só ficaria completa, apesar de a Paraíba ser o estado mais beneficiado com a água do ‘Velho Chico’, se esse pedido fosse atendido.
Segundo Lira, o Governo Federal considera a transposição a obra mais importante do País, sobretudo porque atenderá a região Nordeste, com 12 milhões de habitantes, nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.