“O senhor em 2012 prometeu construir o centro de hemodiálise, o hospital das mulheres, que não faltaria medicamentos nos PSF´s, porque falta medicamentos nos PSF´s de João pessoa”, questionou a candidata a prefeita de João Pessoa pelo PSB, Cida Ramos, ao seu opositor, o atual prefeito da cidade, Luciano Cartaxo (PSD), durante debate dos prefeitáveis nesta quinta-feira (29).
Em resposta, Luciano Cartaxo negou que os postos de saúde estejam sem médicos e que só não implantou o hospital da mulher por falta de liberação de recursos do ministério da saúde.
– Nós pegamos a rede municipal completamente desestruturada com 30 dos PSf´s sem médicos e conseguimos 25 novos reformados e ampliados, investindo na atenção básica e em relação ao hospital da mulher fizemos investimentos e o ministério da saúde não liberou recursos por causa da crise. Estamos montando a maior rede de UPAS de João pessoa – contou.
Em réplica, Cida acusou o prefeito de manter medicamentos vencidos na saúde.
– Não é verdade que existem remédios nos PSF-S. Ele recebeu 21 milhões do Ministério da Saúde para compra de medicamentos e muitos estoques estão vencidos. Essa é uma gestão que desestruturou o sistema de saúde da atenção básica da cidade – criticou.
Cartaxo apontou, durante tréplica, que há um rigoroso controle dos medicamento e que as denúncias são infundadas.
– Não existem medicamentos vencidos. O que existe é investimento. Estabelecemos um rigoroso controle e vamos continuar investindo. Saúde não se resolve com denuncias infundadas – frisou.
As declarações repercutiram na TV Paraíba.