Aconteceu na manhã deste domingo, 29, o velório de Antônio Pedro da Silva Souza, o Russo, que foi assistente de palco da TV Globo. O corpo foi velado no Cemitério de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde amigos e familiares fizeram sua despedida.
Russo, que estava com 85 anos, morreu na manhã do sábado, 28, no Rio. Ele estava internado há uma semana no hospital Mário Lioni, em Duque de Caxias. A causa do falecimento, segundo boletim do hospital, foi infecção pulmonar. Segundo a neta de Russo, Bruna Bergamini, há dois anos Russo estava separado da mulher, Adriana Mello. Ele sofria de Mal de Alzheimer e, por necessitar de cuidados, morava com a filha, Fernanda.
O fã Edson Rosa, de 47 anos, foi ao velório e levou um cartaz onde se lia “Je suis Russo” (“eu sou Russo”, em francês). “Sou fã dele há muitos anos. A última vez que o encontrei foi em novembro de 2013. Gostava de tudo no Russo, principalmente quando ele jogava bacalhau no programa do Chacrinha. Esse cartaz eu fiz quando ele ficou doente, levava para a porta do hospital. Muito triste saber que ele se foi”, comentou Rosa.
Famosos lamentam
Nas redes sociais, famosos como os apresentadores Xuxa e Luciano Huck lamentaram a morte de Russo. O cantor Zeca Pagodinho enviou uma coroa de flores para o velório.
Histórico de internações
Em 2015, Russo passou por duas internações após sofrer dois AVCs. O primeiro acidente vascular cerebral aconteceu em junho. Na época, seu estado era considerado grave, segundo boletim médico do Hospital Pasteur, onde esteve internado por seis dias. Em novembro, o ex-assistente de palco passou por nova internação pelo mesmo motivo. Dois dias depois, Russo foi liberado.
Carreira
Russo ficou famoso ao trabalhar ao lado de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, em 1965, de quem foi assistente de palco até a década de 1990. Russo também trabalhou nno “Domingão do Faustão”, “TV Xuxa”, “Estrelas” e “Caldeirão do Huck”.
Ego