O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), iniciou, nesta terça-feira (31), mais uma etapa de discussões voltadas à construção curricular do ensino médio da Rede Estadual de Ensino. Esse trabalho é uma consequência dos debates que foram feitos em relação à Base Nacional Comum Curricular. O encontro foi realizado no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira, na Capital.
De acordo com a secretária executiva de Gestão Pedagógica da SEE, Roziane Marinho, o que está sendo debatido é complementar e paralelo à Base Nacional de Currículo Comum (BNCC). “Embora o MEC não tenha apresentado a versão final da Base para o ensino médio, é preciso avançar nessa discussão curricular. A ideia é que esse debate, realizado aqui, nos traga uma proposta de referencial curricular para a rede estadual”, explicou.
A secretária acredita que esse realinhamento de currículo deve levar em consideração a formação integral do aluno, independente de ele ter tempo integral na escola ou não. “Essa formação integral deve ir além dos conteúdos que estão previstos, focar em conteúdos específicos”, destacou. “A ideia é fazer um enxugamento de currículo, uma adequação de conteúdo. “Devemos pensar em algo inovador e criativo, voltado à formação integral do aluno”, complementou.
Os debates referentes à construção curricular do ensino médio da Rede Estadual serão realizados mensalmente, seguindo um cronograma pré-determinado. “Esperamos apresentar essa proposta de redesenho curricular até o mês de junho”, revelou Roziane Marinho. O MEC ficou de apresentar até o fim deste semestre a terceira versão da Base Nacional de Currículo Comum, com objetivo de colocá-lo em prática em 2018.