A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), em ação conjunta, deflagraram na manhã desta sexta-feira (27) a Operação Andaime IV com o objetivo de apurar irregularidades em licitações e desvio de recursos públicos destinados à execução de serviço de pavimentação.
Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, 5 mandados de prisão, 12 mandados de condução coercitiva e 6 mandados de sequestro de bens, todos expedidos pela 8ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Cajazeiras/PB, João Pessoa/PB, Bayeux/PB e no Estado do Ceará, em residências e escritórios de empresários, engenheiros e agentes públicos.
Participam da Operação Especial 101 (cento e um) Policiais Federais e 12 (doze) Auditores da Controladoria Geral da União. O inquérito apura a prática de crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos, associação e organização criminosa, e lavagem de dinheiro.
A operação foi denominada Andaime em razão das fraudes terem sido perpetradas no âmbito de empresas do ramo da construção civil, com a participação de diversos engenheiros e fiscais de obras das prefeituras.
Redação, com assessoria PF