Mais de 200 motoristas foram flagrados em alta velocidade durante a Operação Savitar, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em trechos da BR-101 na Paraíba. Um dos automóveis flagrados seguia a 190 km/h.
A operação ocorreu na sexta (17) e contou com três equipes de monitoramento, flagrando 208 infratores e abordando aqueles que dirigiam com velocidade acima do permitido.
Além do Audi flagrado a 190 km/h, uma moto foi fotografada a 113 km/h e um Toyota foi visto na fiscalização a 117 km/h. Para o condutor que excede a velocidade máxima permitida em acima de 50% deverá arcar com uma multa no valor de R$ 880,29 além de ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Ano passado, 373 condutores cometeram essa infração e terão suas CNHs suspensas.
A ação faz parte do calendário anual de operações da PRF e está inserida na programação que antecede a Operação Carnaval prevista para iniciar próximo dia 24.
A estrutura da operação foi baseada na fiscalização em três pontos sequenciados. No primeiro e segundo pontos, equipes operaram radares móveis de forma sequenciada, isto é, postos a alguns quilômetros de distância um do outro, mas no mesmo sentido. No último ponto, outra equipe realizou as abordagens e fiscalizou os veículos, já procedendo as orientações de educação para o trânsito. Ou seja, nesse tipo de comando, que será o mesmo a ser empregado na Operação Carnaval, o condutor pôde ser flagrado mais de uma vez na mesma viagem em excesso de velocidade.
Portal Correio