Cerca de 600 caranguejos-uçá foram resgatados no estuário do Rio Paraíba, na manhã desta quarta-feira (1º). Além dos animais foram apreendidos alguns materiais de pesca e captura predatória. Os caranguejos resgatados serão soltos em habitat natural também no estuário do Rio Paraíba.
De acordo com Batalhão de Polícia Ambiental, os animais estão no período de defeso, determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), portanto, não podem ser pescados ou capturados, já que ficam vulneráveis por estarem em período de reprodução.
No domingo (29), mais de 500 caranguejos-uçá foram apreendidos nas cidades de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. As apreensões ocorreram durante fiscalizações em feiras livres, já que a captura e comercialização do animal está proibida devido ao período conhecido como “andada”, que é quando a espécie sai das galerias para acasalamento e liberação de ovos.
Desde o dia 28 de janeiro, a captura, o transporte, o beneficiamento e a industrialição e comercialização do caranguejo estão proibidas até a quinta-feira (2). O segundo período de defeso vai do dia 11 a 16 de fevereiro e 27 de fevereiro a 4 de março. Já o terceiro período vai de 13 a 18 de março e de 28 de março a 2 de abril.