O estoque de sangue do Hemocentro de João Pessoa só dará para atender as pessoas que necessitarem de transfusão até a sexta-feira (17). Por conta da baixa quantidade de doadores, o órgão teve que pedir ajuda a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A informação foi passada ao Correio Online pela coordenadora do setor de fracionamento do Hemocentro da Capital, Andréa Freire.
“Só nesse início de mês nós recorremos ao Hemope duas vezes. A primeira eles enviaram 120 bolsas de sangue e a segunda 60 bolsas. A nossa situação só não está pior por conta dessa ajuda que veio de Pernambuco”, declarou Andréa Freira.
Segundo ela, o Hemocentro recebe uma média de 150 doadores – cada um pode doar uma bolsa de sangue de 500ml – para atender 35 hospitais de João Pessoa. “O que recebemos é insuficiente para atender a demanda. Ontem mesmo, o hospital Napoleão Laureano solicitou 35 bolsas de sangue e nós só conseguimos enviar 17”, lamentou a coordenadora do setor de fracionamento do Hemocentro.
Andréa Freire informou que as maiores demandas são as oriundas do Hospital Napoleão Laureano e Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. “No memento, o nosso estoque só dá para atender dois dias”, alertou Andrea.
Estoque de sangues raros chega a ser zerado
De acordo com Andréa Freire, os sangues mais raros como os (A-), (B-) e (OB-) chegam a ter o estoque zerado no Hemocentro. “Quando isso acontece, nós fazemos o chamamento dos doadores desses tipos sanguíneos por telefone. Ligamos de um por um para que eles venham fazer suas doações”, comentou.
Correio da Paraíba