Projeto de contenção da barreira do Cabo Branco foi iniciado. A empresa de engenharia que vai fazer o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da barreira tem 120 dias para entregar o produto final. A Prefeitura de João Pessoa se reuniu na terça-feira (28) com a empresa para definir os detalhes do projeto para um dos principais pontos turísticos da Paraíba.
A Secretaria de Planejamento (Seplan) da capital informou que o projeto está sendo executado em caráter de urgência, devido à importância da contenção da barreira para a cidade. Após a entrega do relatório, a secretaria vai o “apresentar à sociedade e encaminhar à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), para que ela possa fazer suas análises e em seguida dar continuidade ao projeto”, explicou a secretária de planejamento, Daniella Bandeira.
A barreira do Cabo Branco sofre com a erosão intensa – desgaste do solo que pode ser natural ou por ação do Homem – há 15 anos e está interditada. O trânsito de carros na região foi restrito e o caminho desviado. Em janeiro deste ano outra série de deslizamentos afetaram a barreira que dá a João Pessoa o título de cidade mais oriental das Américas.
G1 PB