Foi solto na tarde desta sexta-feira (10), o flanelinha Antônio Avelino dos Santos, que estava preso na Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o Presídio do Roger, em João Pessoa, desde o dia 30 de janeiro, depois de atropelar o idoso de 73 anos, no Centro de João Pessoa.
A soltura ocorreu por força de um habeas corpus assinado pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, nesta sexta. O HC foi impetrado pelo advogado Caius Marcellus de Lima.
No dia 2 de março, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) negou o habeas corpus em favor de Antônio Avelino. Na mesma sessão, a Câmara adiou o julgamento do HC de Rodolpho Carlos, acusado de matar o agente de trânsito Diogo Nascimento em uma blitz na Capital.
De acordo com o processo, Antônio Avelino dos Santos lavava carros na Praça Pedro Américo, no Centro de João Pessoa, quando o proprietário de um carro o entregou as chaves e o flanelinha decidiu posicionar o carro de uma forma que facilitasse a lavagem. Sem ter costume de dirigir veículo de câmbio automático, perdeu o controle do carro, subiu na calçada, atropelando Wilson José dos Santos, de 73 anos, que sofreu fratura exposta e morreu horas depois no hospital.
Já na audiência de custódia, a Juíza de Direito Thana Michelle Carneiro Rodrigues entendeu que flanelinha tinha entendimento sobre o risco de dirigir sob efeito do álcool e que não tinha habilitação para dirigir, correndo o risco de causar um evento de natureza grave. “Não é a primeira vez que me posiciono dessa forma, independente da condição social de quem praticou o crime. Pela necessidade de preservar a ordem pública, converto a prisão em preventiva”, decidiu a magistrada.