O Açude de São José, no Cariri da Paraíba, sangrou após uma precipitação de 109mm no município de Monteiro neste sábado (1º), segundo informou o presidente da Agência Executiva de de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes. O reservatório tem uma capacidade de 1.311.540 m³.
As águas estão sendo liberadas pelo sangradouro e pela caixa de descarga e já passaram do Açude de Poções, se juntando às águas transpostas do Rio São Francisco, em direção ao Açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e região.
“Eu já havia dito que a natureza estava ajudando. Março e abril é período de chuva. O prejuízo que a gente teve por um lado, a natureza está dando de graça”, disse João Fernandes, fazendo referência a um problema em uma das duas bombas da estação elevatória de água EBV-6, no eixo leste da transposição.
No entanto, as bombas já estão funcionando normalmente desde o sábado (1º), conforme explicou o presidente da Aesa, reforçando o bombeando de água. Antes com capacidade para bombear 4,5 metros por segundo e, na prática, só chegando a 3,3m/s, agora a estação está conseguindo bombear 9m/s.
Apesar do cenário positivo, João Fernandes mantém a previsão da chegada das águas a Boqueirão. “Pode acelerar, mas eu prefiro trabalhar com a tese de 30 a 45 dias a partir de 10 de março”, pontuou.
G1 PB