As águas da Tranposição do Rio São Francisco chegaram ao município de São Domingos do Cariri, no Cariri paraibano, neste fim de semana. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA) faltam apenas 30 km para que as águas cheguem ao açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 18 municípios.
De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes, a expectativa é que as águas cheguem ao manancial até quarta-feira (12). Em um vídeo gravado nas redes sociais, o Ministro da Integração, Helder Barbalho, confirmou que estará no município de Boqueirão na próxima quarta para participar de uma solenidade que marcará a chegada das águas no manancial.
Ainda conforme João Fernandes, antes de chegar ao açude de Boqueirão, as águas do Velho Chico vão passar pelo município de Cabaceiras, também no Cariri paraibano, de onde seguem pelo Rio Paraíba até o manancial. “Vamos está fazendo uma nova medição nesta segunda-feira (10) para acompanhar de perto o progresso das águas até Boqueirão” informou.
Desde que chegaram a Paraíba no início de março, as águas do Velho Chico já passaram pela Barragem São José e o açude de Poções, em Monteiro e pelo açude de Camalaú, na cidade de mesmo nome. De Camalaú, as águas tem seguido seu curso através do Rio Paraíba passando por outras cidades do Cariri paraibano, a exemplo de São Domingos do Cariri.
Algumas amostras da água que está chegando à cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, através da transposição do Rio São Francisco, da água do Rio Paraíba e do açude de Poções, também em Monteiro,foram coletadas pela Cagepa. O órgão quer fazer análises da potabilidade da água nestes locais para saber o qual tipo tratamento vai ser utilizado para o abastecimento da população. Ainda não há uma previsão de quando todos os resultados serão divulgados.
G1 PB