O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), pré-candidato a presidente da República, vem utilizando a cota parlamentar para realização de atos como pré-candidato. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pelo jornal Folha de São Paulo.
Segundo a Folha, a cota parlamentar reembolsa gastos com viagens e outras despesas dos deputados, mas uma das regras de uso proíbe a utilização da cota para “gastos com caráter eleitoral”.
Em levantamento, a Folha cita que Bolsonaro usou R$ 22 mil de cota parlamentar para custear visitas a estados, onde se identificou como pré-candidato a Presidência. À Folha, o parlamentar afirmou que as viagens feitas por ele são para participação de reuniões da Comissão de Segurança Pública da Câmara.
“O que ocorre é que, por ser integrante da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o deputado dispensa muita atenção aos assuntos relacionados”, disse o gabinete do deputado.
Porém, a Folha cita que em um dos eventos, realizado em Recife, Bolsonaro afirmou que “vamos ganhar 2018, porque somos a maioria no Brasil, homens de bem”.
Na Paraíba, Bolsonaro esteve em João Pessoa e Campina Grande, em fevereiro deste ano, junto com um acompanhante. Ao todo, as viagens custaram R$ 3,6 mil em cotas.
Portal Correio