As primeiras horas desta quinta-feira (13) foram de chuva em várias localidades da Paraíba. Como de costume, alguns transtornos como alagamento e queda de árvores foram registrados. No Sertão, o sistema telefônico do Samu foi afetado. Até a publicação desta matéria, a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) não tinha divulgado o balanço das chuvas ocorridas durante a madrugada no estado.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, nas últimas 12 horas choveu 73 milímetros na cidade, o que significa queda de 73 litros de água por metro quadrado.
Apesar disso, apenas uma ocorrência foi registrada pelo órgão. Na madrugada desta quinta, uma árvore caiu no bairro Castelo Branco. Noé Estrela informou que a árvore era de grande porte e ninguém se feriu. Profissionais da Emlur foram acionados para atuar na remoção da árvore.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou, no início da manhã, que dos possíveis pontos de alagamento, só a Avenida Tancredo Neves estava com acúmulo de água. Nos demais corredores da cidade, o trânsito estava livre e com pouca movimentação de veículos, como é de costume em feriadões na Capital.
No interior
Também há registros de chuvas no interior do estado. Em Patos, a queda de um raio nessa quarta-feira (12) fez com que houvesse problema no sistema telefônico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A previsão é de que o atendimento pelo número 192 seja restabelecido ao longo desta quinta-feira, mas, enquanto isso não acontece, a população pode acionar ambulâncias pelo celular 9 9390-5222.
Ainda no Sertão, o Açude Lagoa do Arroz, que fica em Cajazeiras, recebeu nessa quarta-feira sua primeira recarga significativa. Moradores da região atribuíram o fato à cheia da Barragem do Sítio Cachoeirinha, em Cachoeira dos Índios, que também aconteceu nessa quarta. Um vídeo publicado na internet mostra a chegada de águas ao Açude Lagoa do Arroz.
Portal Correio.